Fortaleza terá estações de metrô abastecidas por energia solar

Fortaleza terá estações de metrô abastecidas por energia solar

Pelo menos quatro estações de metrô de Fortaleza serão alimentadas por placas solares para geração de energia elétrica. A ordem de serviço para aquisição, montagem e instalação de placas fotovoltaicas foi assinado no dia 6 de fevereiro. O investimento será de R$ 1,6 milhão, com recursos do Tesouro Estadual e da Caixa Econômica Federal a partir do projeto executado pelo Consórcio Solar-For.

O sistema será instalado na linha azul do metrô, nas estações Juscelino Kubitschek (JK) e Padre Cícero. Serão instaladas 650 placas solares na estação JK e outras 325 na estação Padre Cícero.  A expectativa é de que a quantidade de energia solar produzida nas duas estações venha suprir a demanda elétrica de pelo menos quatro estações da Linha Sul.

O prazo da execução do projeto é de pelo menos um ano, seis meses para instalação e mais seis meses para a operação assistida, funcionando como fase de testes em que serão feitos os ajustes necessários.

A ideia é que a energia excedente produzida pelas placas solares das estações seja transferida para a rede de distribuição da Capital. Na sequência, esse excedente é revertido para o Metrô em forma de crédito em produção elétrica. Assim, a empresa poderá obter compensações nas contas de energia, representando uma economia na operação.

Segundo o presidente do Metrofor, Fernando Oliveira, a iniciativa deverá ser ampliada. “Já pensamos em outros locais para implantação das placas solares e estamos analisando não só outras estações, mas também espaços como o Centro de Manutenções Vila das Flores e o edifício-sede da empresa, no Centro”, afirma.

Fortaleza está investindo forte em energia solar. No final de 2019, a Câmara de Fortaleza aprovou o projeto de lei para empresa privada gerir energia solar de escolas e unidades de saúde. 

O projeto de lei prevê Parceria Público Privada (PPP) para “implantação, gestão, operação e manutenção da geração de energia solar” nas escolas e unidades de saúde pública do estado. A ideia é utilizar energia limpa, contribuindo para a questão ambiental e direcionando melhor a capacidade de investimento da Prefeitura. 

Com essa concessão, a prefeitura pretende economizar 10% do custo atual de energia elétrica. O valor da economia com o sistema em escolas e unidades de saúde pode chegar a R$ 2,8 milhões, sem contar que a administração pública não terá mais os custos de manutenção da rede elétrica.

Fonte: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/fortaleza-tera-estacoes-de-metro-abastecidas-por-energia-solar.html

Calculadora Solar

Descubra aqui qual sistema fotovoltaico você precisa para gerar sua própria energia.

Fale gratuitamente conosco através do 0800 591 2044

Surgiu alguma necessidade relacionada a energia elétrica? Entre em contato conosco e iremos apresentar a melhor solução.

Onde Estamos

Ceará:
Telefone :

(85) 3393.2030

Telefone :

(85) 99181.6980

Email :

comercial@Bomtempo.eng.br

Endereço :

Av. Washington Soares, 909, Sl 18, Lj 65, Salinas Casa Shopping, Edson Queiroz, 60.811-341, Fortaleza - CE

Pernambuco:
Telefone :

(81) 3071.9990

Telefone :

(81) 99173.3005

Email :

comercial@Bomtempo.eng.br

Endereço :

Rua Guimarães Peixoto, nº 75, Sl 906 a 908, Empresarial One Way Casa Amarela, 52.051-305, Recife - PE

Goiânia:
Telefone :

(62) 3142.1325

Telefone :

(62) 99311.0779

Email :

comercial@Bomtempo.eng.br

Endereço :

Rua João de Abreu, 192, Ed. Aton Business Style, Sala A45, Setor Oeste, CEP: 74.120-110, Goiânia-GO